Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 10 de agosto de 2014

Plicoma: Duvidas dos internautas, 2013.

Pelinha ou plicoma anal, dúvidas enviadas pelos internautas para o proctologista, Dr. Paulo Branco em 2013.

Atlas de Plicomas ou pelinhas:


Cirurgia: Laser







Dúvidas: Nos envie a sua.
whatsApp: 995204135 / 987164052

Clinicas:

- Proctologista no bairro da Lapa, São Paulo.
Fones:
Fixo: 11 – 36728943.
Móvel: 11-986663281


Mônica






- Proctologista no Bairro da Vila Nova Conceição, São Paulo:
Fones:
Fixo: 11-38467973
Móvel: 11 - 9912-2513

Fatima





- Proctologista no centro de São Paulo, na Praça da Republica:
Fones:
Fixo: 11 - 3331-7016
Móvel: 11 - 991225-13

Renata




Dúvidas sobre Pelinha ou plicoma perianal?
Comentário: Dr. Paulo Branco
Essa pelinha ou plicoma, é diagnosticada como uma hemorroida externa crônica, porque abaixo dela há um vaso, que justifica o aumento de volume ou estufamento da pelinha, referido pelos pacientes em algum momento da sua evolução. Essa pelinha, descrita pela maioria dos médicos como inerte do ponto de vista orgânico, e assim conceituada pela quase totalidade dos livros e artigos de medicina, certamente não é do ponto de vista psicológico para muitos pacientes. Lembrar que muitos pacientes referem uma dermatite ou coceira determinada possivelmente pelo deposito de resíduos fecais nas dobrinhas da pele, o que dificulta a higiene local, e já tive pacientes que com uma verdadeira neura de limpeza nestes locais, o que só contribui para a irritação local.   

1-Dr. Paulo boa tarde, tirando duvidas na internet sobre o plicoma achei o seu site, moro em vitória e tenho um plicoma ou pelinha que é motivo de muita vergonha minha para com meu marido....vi que existe uma intervenção a laser e é coisa feita até em consultório  mesmo....pena que moro em vitória se não consultaria com o sr. O senhor sabe se existe alguém que seja bom profissional e faça a técnica com o laser para retirada do plicoma?
Resposta: A retirada desta pelinha com o laser seguramente é a cirurgia que eu mais realizo, sob anestesia local. Essa pelinha ou plicoma é diagnosticada como uma hemorroida externa crônica que dificulta a higiene local, determinando uma dermatite ( coceira). As mulheres realmente se sentem incomodadas com a estética gerada pela pele, que em muitos casos chega a cobrir parcial ou totalmente a abertura anal.


2-Bom dia doutor, estou preocupada com uma situação e gostaria da sua opinião. Bom estou com uma amiga que percebeu ainda esses dias que esta com uma pele para fora do ânus, não dói, não sangra e poucas por pouco tempo ela sente uma coceira, mas dizendo ela por pouco tempo. Ela está bastante preocupada, teria alguma idéia do que seria? Desde já agradecemos pela atenção e aguardamos pela  sua resposta.
Resposta: É que essa pelinha, fica enrugada e formando pequenas preguinhas, e facilitando a permanência de fezes no seu interior que causa uma irritação e coceira local.  Você poderá fazer uma higiene rigorosa diariamente ou retirar a pelinha, que será a forma definitiva de tratamento.

3- Estou com sintomas de plicoma, pelas imagens e sintomas que vi em seu blog, acredito que tem muita semelhança, para essa cirurgia a laser gostaria de saber o valor, formas de pagamento, endereço, sou de São José dos Campos mas gostaria de passar por uma consulta na sua clinica?
Resposta: Valores somente após a consulta. Não conheço na sua cidade um  colega que realize este tipo de cirurgia.
                             
4-Grampeador x Pelinha: Realizei a cirurgia de hemorroida por grampeador e ficaram algumas peles fora que me incomodam muito, principalmente quando vou fazer a higiene, é possível retira-las com o laser?
Resposta: A cirurgia com o grampeador não trata essas pelhinhas, tenho pacientes que realizaram este tipo de cirurgia e depois me procuraram para retirar as pelhinhas com o laser, sob anestesia local.

                                                             Caso:
Grampeador não resolve essas peles:




5-   Boa tarde! Desejo saber como  posso agendar com o Dr. Paulo  a cirurgia para a retirada de dois plicomas?
Resposta: Você poderá marcar a consulta para que eu confirme a sua impressão diagnostica, retire a pelinha com o laser.

6- Olá Dr. Td bem? Gostaria de saber se, o senhor realiza cirurgia de retirada de plicoma em sua clinica, se o procedimento é dentro do centro cirúrgico, no ambulatório ou no próprio consultório. Preciso fazer a retirada de um plicoma e tenho algumas dúvidas?
Resposta: A retirada do plicoma exige um cuidado de sua demarcação prévia para evitar a sua retirada incompleta  a seguir. sob anestesia local e  a alta sera demarcacao nestesia local.amenro.as fezes ficalgna. do sadio, isento de pelos prox Dessa forma, gostaria de tirar algumas dúvidas:
-     Qual o horário de atendimento da clinica?
 Horário: Das 12hs as 17hs.
-     Há necessidade de internação ou poderia voltar no mesmo dia para casa?
Não há, o procedimento é realizado sob anestesia local e  a alta será a seguir.
-     Qual o tempo de recuperação?
Geralmente você levará uma vida normal,  e tomará antitinflamatorio
 por 7 dias.
- Corro risco de incontinência anal?
Não, porque  o plicoma é superficial e formado por pele e vaso, e não há musculo.
Desde já agradeço o apoio.

7- Olá! Monica sou de Goiânia e gostaria de marcar uma consulta com o Dr. Paulo, preciso saber se vocês atendem pela Unimed?  Estou tratando com um medico daqui e não estou tendo resultado. Meu caso penso que é fissura/plicoma.

Resposta: Não faço cirurgia por plano de saúde. Precisaria examina-lo, para um diagnostico. Se fissura ou plicoma, eu trato com o laser, e sob anestesia local. Você poderá ter a fissura e uma pelinha delineando a ferida que chamamos de plicoma sentinela e caracteriza ou define uma fissura anal como crônica, que será de tratamento cirúrgico. 


Fissura anal + pelinha.




8- Tenho plicomas desde minha gravidez, meu bebe já tem 7 meses e desde então só fui uma vez ao procto e ele me receitou um tratamento sem ao menos visualizar meu caso.... fiz o tratamento durante um mês com uma pomada de manipulação e um pozinho a base de fibras, o que não melhorou. Os plicomas me incomodam terrivelmente e preciso retira-los. Doutor as pomadas poderão reduzir os plicomas?
Resposta? Os plicomas são definidos atualmente como hemorroidas externas crônicas, por apresentarem um vaso abaixo da pele, e somente a cirurgia cura.  A retirada deverá ser do plicoma ou pelinha  e o vaso, para que não haja risco de retorno da pele. Um outro aspecto da cirurgia, é que eu sempre demarco os limites da pelinha antes de infiltrar o anestésico local, pelo risco de deformidade destes limites e o risco de ficar pelinha ou plicoma residual.







9- Falei com o doutor uma vez mas já faz tempo. É que tenho um plicoma. Minha ginecologista me disse que não é hemorroida. Fui então a uma  proctologista e ela queria marcar logo a cirurgia de hemorroida, o que acho que não é o caso, porque é uma pele externa. Estou para ir a SP, e gostaria de saber se o senhor poderia me atender e se possível realizar o procedimento de retirada desse plicoma que tanto incomoda.
Resposta: Seguramente, e a retirada do plicoma, que é uma hemorroida  externa crônica, seguramente é uma das cirurgias que eu mais realizo com o laser. O que deve entender é que essa pelinha deverá ser retirada com o vaso que está sob ela.

10- Dr. Paulo após minha gravidez fiquei com duas pelinhas no ânus, que me incomodam muito em termos de higiene. Tenho uma amiga que fez a cirurgia tradicional e ficou 2 meses sofrendo, e a parte estética não ficou boa. Gostaria muito de fazer esta cirurgia a laser. Como é a recuperação?
Resposta: Eu sempre escrevo que a demarcação da pele que forma o plicoma, será fundamental para evitar a sua retirada parcial e insucesso do tratamento. A recuperação geralmente é boa, desde que você siga todas as orientações comportamentais e nutricionais descritas em um guia, escrito por mim para o pós-operatório.


Guia pós-operatório: Dr. Paulo Branco



















21 comentários:

  1. gostaria de saber se a cirurgia de plicoma e simples e a recuperação e rapida, vou ter que fazer mas estou com um pouco de receio , medo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Fiz essa cirurgia a laser no consultório do médico. Fui sedada e a anestesia foi local. Não fiquei internada. Estou no segundo dia e hoje que senti um pouco de dor e sagramento. Mas a cirurgia foi um sucesso. Conviver com isso é horrível. Aconselho a quem tiver esse problema não esperar muito. Tenho convênio mas optei em fazer particular pela confiança que o médico me passou...
    Mas sei que o pior será no momento de ir ao banheiro... Ainda não fui... Bjus, espero ter ajudado alguém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Soninha, Boa tarde!
      A região voltou ao normal depois do procedimento?

      Excluir
    3. Soninha, como está agora depois da cirurgia, deu certo?

      Excluir
  5. caro doutor!tenho uns pequenos plicomas e gostaria de saber se após a cirurgia e cicatrizado, a região anal estará normal(lisa) ou terá alguma pelinha visível?

    ResponderExcluir
  6. caro doutor!tenho uns pequenos plicomas e gostaria de saber se após a cirurgia e cicatrizado, a região anal estará normal(lisa) ou terá alguma pelinha visível?

    ResponderExcluir
  7. caro doutor!tenho uns pequenos plicomas e gostaria de saber se após a cirurgia e cicatrizado, a região anal estará normal(lisa) ou terá alguma pelinha visível?

    ResponderExcluir
  8. Dr. Tive 2 partos normais e fiz uma cirurgia de hemorroida. Fiquei com o musculo do esfincter sem força. Preciso saber se existe cirurgia para reverter esse problema. Por favor aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esta matéria. E importante.



    ResponderExcluir
  10. Olá Doutor
    Fiz a cirugia da hemorroida no dia 4/02/2016 e o médico aproveitou e retirou um plicoma q eu tinha, mas não tive bons resultado não, ele retirou um plicoma e não cicatrizou e eu estou sofrendo muito com dor toda vez q vou ao banheiro e ja passei com 3 médico proctologista e nao vejo melhoras será q o senhor me aconselha algo p mim fazer pq ja não aguento mas sofrer de dor

    ResponderExcluir
  11. Olá Doutor
    Fiz a cirugia da hemorroida no dia 4/02/2016 e o médico aproveitou e retirou um plicoma q eu tinha, mas não tive bons resultado não, ele retirou um plicoma e não cicatrizou e eu estou sofrendo muito com dor toda vez q vou ao banheiro e ja passei com 3 médico proctologista e nao vejo melhoras será q o senhor me aconselha algo p mim fazer pq ja não aguento mas sofrer de dor

    ResponderExcluir
  12. Olá Doutor
    Fiz a cirugia da hemorroida no dia 4/02/2016 e o médico aproveitou e retirou um plicoma q eu tinha, mas não tive bons resultado não, ele retirou um plicoma e não cicatrizou e eu estou sofrendo muito com dor toda vez q vou ao banheiro e ja passei com 3 médico proctologista e nao vejo melhoras será q o senhor me aconselha algo p mim fazer pq ja não aguento mas sofrer de dor

    ResponderExcluir
  13. Olá Doutor..faz 4 quatros anos que tive um parto normal,devido a muita força que fiz,saiu duas peles pra fora do meu anus e não voltou mais pra dentro,oque pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Enviei mensagem me trataram com maior ignorância, tem a foto do doutor Paulo. Eu me sentir triste. Pois tem um telefone ai pra nada.Queria tirar minha dúvida é ficou zuando da minha cara. Coisa ridícula

    ResponderExcluir
  15. Olá! Doutor eu tenho essa pelinha é obrigado operar ou posso viver com ela? Ela não cossa, existe pomada pra isso? Pamelamotta631@gmail

    ResponderExcluir
  16. Pamelamotta631@gmail.com Olá! Doutor eu tenho essa pelinha é obrigado operar ou posso viver com ela? Ela não cossa, existe pomada pra isso?

    ResponderExcluir