Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 2 de abril de 2013

HPV: Perianal, anal e peniano, o que fazer?


HPV perianal: Tratei e agora como acompanhar?

Planos de saúde: Apresentando a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.


HPV: Retirei as verrugas e agora como faço o acompanhamento?
Unidade de tratamento contra o HPV perianal:
Clinicas:
- Lapa:
Monica:11- 38467973 
- Vila Olímpia:
 Fatima: 11-986663281
- Duvidas medicas:
e-mail. paulobranco@terra.com.br




Laser       /     Colposcopio


Protocolo do Dr. Paulo Branco
Eu sempre informo aos meus pacientes que a doença não tem cura porem ele deverá seguir o protocolo adotado na minha clinica para diminuir a possibilidade de recidiva do HPV após a retirada das verrugas. Eu valorizo muito o lado emocional dos meus pacientes que geralmente está fragilizado diante do diagnostico de uma doença que muitas vezes ele tem duvidas de quem contraiu por ter uma relação estável.

Foto microscópica do vírus HPV:


Foto: Os tipos mais frequentes e ontogênicos .

Comentário da foto: Existem mais de 200 tipos de virus HPV, sendo os tipo 6/11 os mais frequentes e os tipos 16/18 os relacionados com o aparecimento do Câncer. 


HPV:
A organização mundial de saude estima que no Brasil haverá o aparecimento de 684.000 novos casos do hpv por ano, sendo considerada por isso a mas comum das DST que acomete a região anogenital sendo a doença anal mas comum nos pacientes com HIV e acomete principalmente os homens que fazem sexo com outros homens. O Condiloma é causado por um virus chamado HPV, que so contamina a especie humana sendo as suas lesões consideradas pré-cancerigenas. Na minha experiência houve uma incidencia maior entre os 20 e 30 anos de idade e as lesões estavam com maior frequência localizadas simultaneamente na pele perianal e dentro do canal anal. O complicado desta doença é que a sua forma de manifestação mais comum é a sem sintomas ou assintomatica e portanto invisiveis a olho nu ao exame clinico normal. As outras formas de aparecimento ou recidiva sao as verrugas, manchas avermelhadas e mas raramente na forma fistulizada.  

Foto: imagens endoscopicas do HPV dentro do canal anal e reto. Técnica de coloração que uso para detectar o HPV, antes que se torne verruga.

Comentário das imagens: Eu ja vi na anuscopia diferentes tipos ou formas de apresentação do HPV. Verruga, lesão plana, avermelhada. Quando tenho duvidas, uso técnicas de coloração, como vista na primeira imagem.



Foto: HPV na forma de verrugas na pele perianal.

Fotos abaixo: HPV na forma de verrugas, na pele e dentro do canal anal.



Foto: HPV vaginal, de grandes labios








Comentário: Nunca deixe o condiloma ou HPV ou crista de galo adquirir este tamanho. O tratamento será mais difícil e as recidivas mas frequentes. Ao perceber as verrugas procure logo o medico.












Tratamento: Eu retiro as verrugas fora e dentro do anus e reto com o Laser e geralmente sob anestesia local.


Comentário: Na minha experiência o laser para o tratamento das verrugas dentro do ânus e reto foi menos agressivo e mais fácil de retirar.


- Retorno a clinica para acompanhamento:

 Na minha experiência os casos de retorno das verrugas ocorreram com maior frequência no primeiro mês, principalmente nos pacientes que sabidamente a recidiva é maior como nos portadores de vírus HIV e na relação passiva entre homens. A minha orientação é para os meus pacientes retornarem  a cada 2 semanas no primeiro mês.
Controle: Faço o acompanhamento com exame microscópico.

Foto:  Microscópio que eu uso para o controle.
O objetivo será detectar o HPV dentro da pele, antes que gere a verruga, e diminuir o máximo possível a sua carga ou numero de vírus.
Comentário: Acho importante que a analise microscopica seja feita pelo medico que trata o paciente, porque o resultado indicará a melhor forma de tratamento, desde imunomodilador oral e local, vacina e a cirurgia com laser.

Foto: Imagem da região perianal e perineal. A imagem será aumentada em 16 vezes para se ter uma interpretação diagnostica mais precisa.



Foto: Analise microcopica da glande ( cabeça) do pênis. 


Foto: Analise microscópica da pele da bolça escrotal. 

Foto: O hpv aparecerá na visão microscópica, como manchas esbranquiçadas, demarcadas dentro dos círculos na imagem.


Cicatrização cirúrgica:
A cicatrização sempre será dolorida e mas demorada porque tem contato com as fezes ( infecção ) e sofre uma distensão ou afastamento dos bordos durante a evacuação. Os cuidados em ter uma  alimentação rica em  fibras, associada a ingestão adequada de água(2l/dia) e procurar evitar hábitos e comportamentos que agridem esta região, são muito importantes para uma boa cicatrização. Os meus pacientes recebem um guia escrito por mim com todas essas orientações comportamentais e nutricionais. Pomadas adequadas com alto poder de cicatrização deveram ser usadas principalmente nos pacientes imunodeprimidos como no HIV.

Comentário:
Eu acho que o paciente nesta fase deverá ter toda a atenção do medico por 24hs, mudando medicamentos, dando dica de alimentação e comportamentos.

Estreitamento do ânus:
Essa é a complicação cirúrgica mas temida e a que eu mas me preocupo quando retiro as verrugas de um paciente que pratica o sexo passivo que na minha experiência teve uma relação direta com o numero e a localização das verrugas. Foram mas frequentes nos condilomas acuminados ou múltiplos e localizados dentro do ânus. O medico deverá está preparado para a retirada das lesões múltiplas, com técnica e instrumentos cirúrgicos adequados e principalmente saber tratar e informar ao paciente da possibilidade  do estreitamento que poderá ocorrer.
Comentário: Nunca deixe as verrugas se  multiplicarem, procure tratamento medico imediato e um medico que faça o tratamento primeiro para você ter a sua saúde de volta e depois para ter uma vida sexual normal.

- Recidiva do HPV: Exame e sintoma mas importante para o diagnósticos:

Sintomas: Prurido.
O prurido ou coceira anal associado a perda de secreção de cor clara foram os sintomas mais referidos pelos meus pacientes que voltaram a apresentar as verrugas ou mesmo nos sem sintomas.

Exame para detecção viral:
Colposcopia ou anuscopia de alta resolução e a citologia do canal anal:
Esses exames poderão detectar a presença do vírus nos pacientes assintomaticos através de lentes de aumento e metodos de coloração que permitem a coleta de tecido em áreas suspeitas para exame anatomopatologico e de biolologia molecular para a tipagem viral.
Comentário: Essa abordagem nao costuma ser adotada como rotina pelos proctologistas. Alguns pacientes apresentaram melhora clinica do prurido com o uso de medicamentos adequados nas areas suspeitas.


Endoscopia anal de controle:
Anuscopia e retossigmoidoscopia:
 O retorno da doença poderá ocorrer na parte interna do ânus e mucosa retal. Muitas vezes essas lesões não são diagnosticadas pelos proctologistas que examinam somente a pele perianal e não fazem o toque retal e nem a anuscopia e retoosigmoidoscopia que detectarão com extrema facilidade as verrugas. Muitos pacientes em faço a analise endoscópica juntamente com corantes específicos para a detectação de áreas que contenham os vírus.

- Resistência Imunologica:
A incidência do HPV em pacientes HIV positivo vem aumentando nos últimos anos principalmente nos pacientes que apresentam níveis dos anticorpos chamados de CD4 abaixo de 500/uL caracterizando a relação direta do HPV com a imunossupressão ou baixa da resistência nos pacientes com HIV.
Comentário: Observei que nos pacientes com HIV, os condilomas múltiplos foram mas frequentes e as recidivas foram em maior numero dentro do reto.
- Vacina:
Vantagem: A vacina tem sido indicada para diminuir a replicação dos vírus que é um fator importante de infecção persistente pelo vírus e responsável direto pela recidiva do HPV e ao aparecimento de outras doenças.
Desvantagem: A desvantagem é que não protege e não trata as verrugas.
Comentário: A vacina foi liberada para os homens na idade entre 9 a 26 anos e a liberação foi fundamentada em um estudo divulgado na revista inglesa New England Journal of medicine que comprovou que houve uma redução de 90% das verrugas externas na região genital

Uso de pomadas contra o HPV:
Não indico pomadas contra o HPV em nenhuma fase do tratamento da doença e principalmente para as verrugas que voltam dentro do reto onde eu acho impossível o paciente passar somente nas áreas com verrugas.

Reoperação:
Uma vez detectada, a verruga deverá ser retirada imediatamente, principalmente as  lesões dentro do reto. Tenho realizado a retirada da verrugas com o laser associado a técnica de coloração para detectar áreas com o vírus durante a cirurgia.

HPV: Pênis
É a DST mas frequente nos homens entre os 14 a 24 anos. A sua principal forma de apresentação é assintomatica e a infecção geralmente é transitória. Após contaminação pelo vírus, que se dá pelo contato de pele com pele, 70% dos vírus desapareceram, ou seram destruídos pelos seus anticorpos no primeiro ano, aumentando esse índice para 90% no segundo ano. O tempo ou período de incubação para o aparecimento da doença clinica, verugas, geralmente são de 8 meses. Os locais mais frequente, onde eu achei as verrugas, foram no freio do prepucio e no excesso de pele. 
   
Foto: O Local mais frequente onde eu encontrei as verrugas foi no freio do prepucio.


Foto: O excesso de pele,cria um meio que favorece a multiplicação do HPV e consequentemente o aparecimento das verrugas.


Foto: HPV na glande. Existe na anatomia normal da glande, pequenas glândulas que não deveram ser confundidas com as verrugas do Hpv.



Foto: Veja as verrugas, que são mais frequentes na pele que encobre o pênis. 

Comentário: A foto demonstra que a pele deverá ser retirada para que o tratamento tenha melhor resultado. A retirada da pele diminui o numero de vírus HPV, e com isso a carga viral, o que favorece a ação dos anticorpos  e o resultado do tratamento que passa a ser melhor. 

Foto: Retirei o excesso de pele, juntamente com as verrugas, com o laser e sob anestesia local, dando outro aspecto a glande, sendo mais fácil a higiene local. A irritação da glande melhorou em 100% dos paceintes que realizei a postectomia.


Um comentário:

  1. Ola, tenho uma curiosidade em relação as verrugas; tem pouco mais de 3 meses que surgiram pequenas verrugas no meu rosto no local em que eu faço minha barba , entre o queixo e a orelha. Eu queria saber se isso pode ser um fator de HPV?! Na minha genitália e no meu ânus não tem nenhum sinal dessas verruguinhas...

    ResponderExcluir