Neste Blog, o Dr. Paulo Branco irá publicar matérias sobre as suas especialidades, além de responder duvidas e interagir com seus leitores e pacientes.

Fique sempre atualizado para saber das melhores e mais inovadoras técnicas para desenvolver seu bem estar e qualidade de vida.

Envie suas dúvidas e perguntas para: paulobrancoprocto@gmail.com



Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Proctologia para mulheres: As 100 duvidas enviadas pelas mulheres para o Dr Paulo Branco


Proctologia: Duvidas das mulheres
Proctologista: Dr Paulo Branco
Contatos:
Vila Olimpia: 011 – 38467973
Pompeia: 011 – 986663281
Duvidas pela internet:
e-mail / msn. paulobranco@terra.com.br



Proctologista: Mulheres
Clinica:

Fixos:
Lapa: 11-36728943


Mônica















Vila Nova Conceição: 11-38467973
Móvel: 986663281
WatsApp: 995204135

As mulheres representaram cerca de 30% dos pacientes com afecções coloproctologicas atendidos na minha clinica nos últimos anos. Diferente dos homens, as mulheres referem cuidar mais da região perineal e perianal, principalmente na higiene, hidratação e não esquecer a depilação da pele dessas regiões. As mulheres na minha experiência clinica, foram mais reservadas, se sentiram mais incomodadas com os sinais e sintomas das doenças, com melhor orientação comportamental e nutricional, o que facilitou, em muito o meu diagnostico e tratamento. A condução da consulta  seguiu um dialogo claro sobre o quadro clinico, ilustrado com figuras no meu computador, e depois o exame clinico foi feito de forma interativa, o que  tem sido fundamental para a compreensão de todas as etapas do tratamento.

Objetivo desta postagem:
 O que me fez escrever esta postagem, foi a carência de artigos e informações proctologicas dirigidas ou focadas nas mulheres.

Temas:

DST: HPV / HIV

1- HPV:
É um vírus altamente infectante, que só infecta a espécie humana, que causa as verrugas na região anogenital, conhecidas como condiloma, que afeta ambos os sexos, tendo uma prevalência que oscila entre 22% a 45%. Embora a verruga presente na região anogenital seja o sintoma mais comum do HPV, a forma latente ou assintomática ou sem verrugas representa, infelizmente, a forma mais frequente de apresentação.

Incidência na população:
Afeta aproximadamente 1% da população geral.

Comentário: Dr. Paulo Branco
Aproximadamente 60% das pessoas que entram em contato com as verrugas genitais ou anorretais apresentaram as verrugas também.

Tipo de HPV:
Existem mais de 200 tipos, porem os mais frequentes são o 6 ( 55 – 90% ) e o 11 ( 5-42%) e os mais oncogenicos ( câncer), são o 16/18.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
A interação entre a resposta dos anticorpos dos pacientes e o tipo de HPV é que determinará o aparecimento das verrugas.

Locais contaminados:
Nas mulheres poderá acometer a vagina, grandes lábios, períneo, pele perianal e canal anal e no parceiro, o pênis, uretra peniana, pele da bolsa escrotal e púbis.
Seu aparecimento no reto esta relacionado ao sodomismo ( relação anal) em cerca de 80% dos casos e, na cavidade oral, à prática sexual oropenianoanal.
                                             
Contágio:
O meio mais frequente é o contato do pênis com a região perianal ou vaginal, mas o sexo oral, o contato com os dedos  contaminados e mesmo o sexo sem penetração poderão transmitir o HPV com menor frequência. As mulheres que fazem sexo com outras mulheres, apresentam também o risco de contrair o vírus, e deveram seguir as mesmas recomendações de prevenção das mulheres heterossexuais. A  transmissão através de toalhas, objetos, , dedos, vasos sanitários e sauna é possível , porem pouco provável, pelo simples fato de o vírus não sobreviver por longo tempo em temperatura ambiente, exceto para o compartilhamento de brinquedos sexuais.

Comentário: Dr. Paulo Branco
Nas pacientes que eu tratei, que apresentavam simultaneamente  verrugas vaginal, perianais, retais, a origem destas ultimas, na grande maioria dos casos, foi vaginal. Eu retirei as verrugas com o laser, sob anestesia local simultaneamente.

- Onde é mais Frequente:
Sexo inseguro: Principal forma
Promiscuidade: Numero de parceiros
Sexo oral
Secreção vaginal: Poderá contaminar a perianal, já tratei de muitas pacientes com verrugas anais, secundárias as genitais.
Pacientes em quimioterapia
Medicamentos imunossupressores
Leucemia mieloide crônica
Linfoma
Portadores do HIV: Apresentam uma maior incidência da infecção pelo HPV e de neoplasias ( tumores). O vírus do HIV sede uma proteína para HPV, que determinará o aumento da sua agressividade sobre as células e tecidos.
Sabe-se, que para o HPV causar o câncer anal, a infecção da região anorretal tem que ser persistente, o que acontece menos frequentemente, graças ao seu sistema imunológico, formado pelos seus anticorpos que atacam e destroem o vírus em mais de 80% dos casos, impedindo a persistência viral e consequentemente a transformação neoplásica ou tumoral na região afetada.

Contágio dos Parceiros:
- Probabilidade de aparecimento do condiloma ( verrugas) após contato sexual com os tipos mais frequentes de HPV ( 6/11), em acompanhamento de 24 meses: 57,9%.
- Probabilidade de aparecimento das verrugas após contato com os tipos menos frequentes: 2,0%

Comentário: Dr. Paulo Branco.
Em proctologia, diferentemente da ginecologia, não temos o habito de solicitar o exame para detectar o tipo do vírus, mas repare no estudo acima, a importância desta tipagem para o aparecimento das verrugas, principalmente para as pessoas que praticam o sexo inseguro ou de risco.

Diagnostico:
Historia de sexo inseguro
Promiscuidade
Presença das verrugas
Coceira
Perda de secreção
Desconforto perineal

Comentário: Dr. Paulo Branco
Pude constatar, nas minhas pacientes que a contaminação pelo vírus do HPV foi mais frequente na promiscuidade.

Auto – Inoculação:
Poderá ocorrer nas chamadas lesões em espelho, que aparecem em ambos os lados das nádegas ou perianal, que o esfregar poderá determinar a auto-inoculação.   

- Exames para o diagnostico:
Clinico
Anuscopia de alta resolução: Eu faço na minha clinica, para detectar áreas de tecido com vírus sob a pele, que se positivo indicará uma pomada adequada. 
 Captura hibrida: Saber o tipo do vírus.
Papanicolau: Estudar as células.

- Tratamento:
Apresenta como objetivo principal a retirada das verrugas, pelo maior risco de transmissibilidade da doença. Lembrando que a retirada das verrugas não eliminará os vírus da região afetada. Eu informo para todos os meus pacientes que a doença não tem cura, isto é, não há tratamento definitivo, mas poderá ser controlada por acompanhamento adequado.

- Escolha do método:
Eu sempre considero:
Idade
Estado emocional
Estado nutricional e imunológico
Local das lesões
Extensão das verrugas
Localização
Tabagismo
Expectativa dos pacientes

-Métodos:
 Químicos: Destrutivos e imunomoduladores.
Pomadas

Físicos: Destrutivo e excisional.
 Eletrocirurgia
Laser de C02

Protocolo da minha clinica:
1- Forma latente ou sem verrugas:
Os vírus estão localizados dentro na pele e como já foi dito é a principal forma de apresentação dessa patologia e não requer ou precisará de tratamento, porque não são infecciosas e geralmente não apresentam um grande numero de vírus nas regiões afetadas, porem nos pacientes com a imunidade comprometida, como nos portadores do HIV, principalmente naqueles com baixa carga de anticorpos ( CD4) poderá haver uma reativação da infecção nesta forma latente, o que representa um risco maior pelo aumento das alterações celulares conhecidas como displasia com maior risco de aparecimento do câncer, principalmente se a infecção for causada pelos HPV de alto risco detectados pela biologia molecular. O tratamento não será indicado nesta fase, porém você deverá esta com a sua imunidade em dia, porque embora ocorra com menor frequência, a transmissibilidade do HPV é possível, principalmente em momentos de reativação da replicação viral.



Comentário: Dr. Paulo Branco
Nos pacientes HIV positivo com diminuição da carga viral, se a anuscopia de alta resolução detectar grandes áreas com os vírus, um imunomodulador poderá ser indicado, associados inclusive a medicamentos prescritos por via oral, isto porque alguns estudos indicam uma diminuição da resistência local nas regiões afetadas pelo HPV, como nas genitais e anorretal.
Imunomodulador: Estimula a ação local dos anticorpos no combate aos vírus.


2- Verrugas:
Trato simultaneamente pela associação da microscopia ou genitoscopia com o Laser, as verrugas genital e anal. A grande vantagem desta associação será a possibilidade, fundamentada no resultado da microscopia, de poder realizar o tratamento com pomadas chamadas de imunomoduladoras se áreas pequenas estiverem com os vírus ou com o laser se forem áreas pequenas. 

Vacina: Indico para diminuir a replicação viral, mas é importante frisar que não trata as verrugas.

3- Parceiro:
- Fimose
Deverá ser realizada se o seu parceiro tem o HPV peniano, porque diminui a carga viral ou o numero de vírus presente no excesso de pele e com isso diminuem as chances do seu parceiro lhe contaminar com o HPV. Realizo o procedimento a laser e sob anestesia local.

- Uretra peniana:
O HPV poderá esta na uretra do homem, que quando apresentar sintomas, como coceira ou perda de secreção, deverá fazer  um exame endoscópico da uretra.

4- Doenças associadas ao HPV:
Na minha experiência o plicoma ou aquela pelinha, definida como hemorroida externa que incomoda as mulheres por dificultar a higiene e mesmo a estética foi a doença mais associada com as verrugas perianais e anais. A segunda doença associada ao HPV, também de tratamento cirúrgico foi a fissura anal que eu tratei pela sua retirada e diminuição da pressão do musculo formador do esfíncter anal na mesma cirurgia para a retirada das verrugas. As hemorroidas, na sua maioria estavam na fase inicial e aquelas que apresentavam sangramento, eu tratei com a ligadura ou anal elástica. 

5 – Acompanhamento das pacientes:
Eu sempre peço ao paciente para retornar de 01 a 02 vezes por mês para um controle clinico e microscópico ( Anuscopia de alta resolução) para que a recidiva da doença seja detectada e tratada o mais precocemente possível.


2- HIV:
No Brasil 433.000 casos de AIDS foram comunicados, a maioria nas regiões sul e sudeste, e esse numero vem aumentando entre as mulheres e idosos. É Causada pelo vírus HIV que utiliza o DNA da célula do hospedeiro para se multiplicar, destruindo o sistema imunológico deste e causando a doença clinica e tornando o paciente vulnerável a outras microrganismos oportunistas, causadores de outras doenças, como o Herpes, HPV, outras.




Doenças Anorretais:
Na evolução da AIDS, acredita-se que cerca de 30% dos pacientes desenvolverão doenças anorretais, abaixo descritas:

- Benignas: Fistulas, hemorroidas, fissuras.
-     DST: Gonorreia, sífilis ( 5,4%), cancroide, linfogranuloma venéreo, condiloma acuminado, clamídia, hepatite B( 50 a 80%) e a C ( 8 a 30%).
  - Malignas: Sarcoma de Kaposi, linfomas, carcinoma espinocelulares.

As de maior incidência na minha clinica, foram:
- Condiloma acuminado
- Abscessos
- Fístula perianais
- Úlceras

Tratamento:
Tenho tratado das pacientes, com doenças proctologicas com frequência na minha clinica. Nas pacientes que estão bem clinicamente e laboratorialmente, isto é com carga viral baixa ou indetectável e anticorpos elevada, o procedimento cirúrgico foi indicado e realizado sem intercorrências, tendo os pacientes uma boa evolução no pós-operatório. Saber o momento certo da realização do procedimento, cirurgia adequada, técnica cirúrgica pouco agressiva, boa hemostasia e uso de antibióticos adequados, são fundamentais para uma boa evolução do procedimento.  

Comentário: Dr. Paulo Branco
Na minha experiência o momento representado pela carga viral baixa ou indetectável e anticorpos elevados  teve uma relação direta com a boa evolução, ausência de infecção e boa cicatrização da ferida cirúrgica, mesmo em uma cirurgia classificada como contaminada.

3 - Gonorreia anorretal:
A gonorreia anorretal é comum nas mulheres, das quais 90% admitem a pratica da relação anal.

Sintomas:
Frequentemente é assintomática. Os sintomas quando presentes, são de uma ardência sugestiva de uma inflamação do canal anal, diagnosticada pelo proctologista como proctite inespecífica, o que é insuficiente para uma confirmação diagnostica. A evolução poderá ser para uma infecção da mucosa do reto com formação de ulceras superficiais ou rasas com abundante quantidade de secreção mucopurulenta, as vezes acompanhada de sangue e com tenesmo ou pontadas no reto.

Diagnostico:
Geralmente os casos que eu atendi, confirmei somente pela historia clinica, toque retal e quando necessário exame endoscópico. Eu geralmente prefiro solicitar um exame laboratorial da secreção com antibiograma.

Tratamento:
Antibiótico adequado.
Orientações e esclarecimentos sobre a melhor maneira de prevenção.

Acompanhamento:
Para confirmação da cura, todos as pacientes deveram ser examinadas após 7 dias do termino do tratamento.

Parceiro:
O risco de contaminação do parceiro sexual é alta e ocorre em mais de 90% dos casos, devendo ser proibidas as relações sexuais.
4- Herpes:
É uma doença venérea  transmitida sexualmente e que tem grande importância por ser praticamente incurável e sujeita a retornos ou recidivas.

Quadro clinico:
Cerca de 24hs após o contágio sexual anal, surgem as primeiras manifestações, com lesões avermelhadas acompanhadas de ardor, coceira e dor. Sobre essas áreas avermelhadas, aparecem pequenas bolinhas ou vesículas agrupadas, como pequenos caixos de uva, uma em torno das outras, durante quatro a cinco dias; após isso, ulceram na região perianal ou dentro do canal anal e formam crostas, havendo reparação entre duas a três semanas. Às vezes, acompanha-se de febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Em 75% dos casos poderá aparecer gânglios aumentados na região da virilha, e, em 15%, há inoculação extra anal,  como nas nádegas, dedos e olhos.  

Atenção: Muito Informativo
A existência de infecções subclínicas permite aos portadores um estado de latência ( assintomático) por muitos anos e explica o porquê de a paciente, há  muito convivendo com o seu parceiro sem herpes, poder manifestar a enfermidade após anos de relacionamento. A recorrência tem a mesma história natural da infecção inicial e manifesta-se, quase sempre, no mesmo lugar, com os mesmos sintomas e sinais.

Fase de contagio:
Presença das vesículas, portanto evite o contacto sexual.

Diagnostico:
Geralmente eu faço o diagnostico somente pelo exame clinico, precedido por rigoroso exame clinico. A presença perianal das lesões vesiculares agrupadas uma em torno das outras, as ulcerações ou as crostas fazem o diagnostico.

Exames laboratoriais:
Deixa a desejar.

Tratamento:
Medicamentoso: Visa minimizar os efeitos, o tempo de duração, e o espaço entre as crises, sendo ineficaz para a cura.

5- Candidíase:
É uma infecção causada por um fungo oportunista, conhecido como Cândida Albicans, que vive como comensal na mucosa do sistema digestório. 

Transmissão:
Atualmente, aceita-se como doença sexualmente transmissível, e com baixa frequência atinge a região perianal, o canal anal e o reto.

Fatores predisponentes na mulher, para a candidíase:  
Gravidez;
Diabetes;
Uso prolongado de corticoides;
Uso prolongado de antibióticos de amplo espectro;
Baixa de resistência ou imunossupressão.

Quadro clinico:
Pele avermelhada, que poderá está acompanhada de uma coceira de leve a intensa que poderá causar feridas ou escaras, com contaminação bacteriana locais ou das fezes e adquirir uma cor amarelada e em alguns casos com drenagem de secreção, principalmente no interior do canal anal.



Exame:
- Endoscopia do canal anal:
Nos casos que realizei a endoscopia, encontrei uma inflamação intensa no interior do canal anal, com drenagem de secreção purulenta ou branca com áreas esbranquiçadas na mucosa anorretal.

- Laboratório:
O exame citológico da secreção poderá confirmar a presença do fungo. Se o exame a fresco for negativo, sob suspeita clínica, deve-se realizar a cultura da secreção.

Tratamento:
Medicamento por via oral com ação especifica sobre a Cândida.





Doenças Anorretais:
 As mais tratadas na minha clinica:

1- Primeira: Fissura anal.
E uma pequena feridinha, geralmente presente na parte posterior da abertura anal.

Sintoma:
Dor e sangramento.

Tratamento:
Fase Aguda: Tratei com pomadas que diminuem a pressão do esfíncter anal associada a ingestão de 2 litros de água, para que as fezes fiquem macias e não machuquem durante as evacuações.
Fase Crônica: Cirurgia com laser, sob anestesia local e sem internação e orientações comportamentais e nutricionais presentes em um guia, escrito por mim.


Comentário: Dr. Paulo Branco
Não tive caso de incontinência anal após a cirurgia para o tratamento da fissura anal. O tempo de cicatrização da fissura após a cirurgia foi de 15 dias.  

2- Segunda: Plicoma 
É uma pele que poderá ser única ou múltipla, de tamanho pequeno, media ou grande, chegando a encobrir totalmente a abertura anal, como uma cortina.

Sintoma:
Dificuldade de realizar a higiene, coceira e não gostar da estética da região perianal com as peles.

Tratamento:
Retirada com o laser, sob anestesia local e alta após a cirurgia.



Comentário: Dr. Paulo Branco
A manutenção da arquitetura e anatomia anal, são as minhas prioridades quando eu retiro os plicomas ou pelinhas. O bom resultado teve uma relação direta com a autoestima das minhas pacientes.
  
3-Terceira:  Hemorroidas
As hemorroidas são vasos dilatados na região anorretal.

Sintomas:
Mamilos ou protuberâncias anais;
Sangue: Papel higiênico;
Saída da hemorroida ao evacuar;
Coceira;
Ardência anal.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
O sangramento, geralmente, se da durante as evacuações, caracteriza-se por ser vermelho rutilante e sem dor, que goteja no papel higiênico ou no vaso sanitário. O sangramento na forma de esguicho ocorre, quando há uma erosão da mucosa que reveste os vasos hemorroidários.

Tratamento:
A escolha de um método para tratar as hemorroidas deverá ser fundamentado na origem e severidade dos sintomas. Os sintoma mínimos tratamos na minha clinica com medidas dietético-comportamentais que os pacientes recebem em uma apostila.

As técnicas mais usadas, foram:
- Ligadura elástica: Realizei para o tratamento das hemorroidas internas, revestidas por mucosa, associada a orientações nutricionais e comportamentais, descritas em um manual da minha clinica.
Conclusão: Pacientes tratados com o  anel elástico, 93% eram assintomáticos dois anos após o tratamento, sendo observada uma recidiva ou retorno da hemorroida de 10,5% após 10 anos.  

- Cirurgia com laser: Tenho tratado as hemorroidas de terceiro e quarto grau, pela retirada com o laser, sob anestesia local.
Tempo total de cicatrização: Entre 15 a 30 dias.

- Laser + Anel elástico: Chama-se técnica hibrida que eu tenho usado para tratar as hemorroidas maiores, por ser menos agressiva. Uso o anel elástico para ligar o vaso dentro do reto e retiro a pele com o laser.

Comentário: Dr. Paulo Branco
Na minha experiência as mulheres que eu operei com hemorroidas internas de quarto grau, tiveram uma evolução menos dolorida e com melhor recuperação que os homens.

4- Quarta: Fístula perianal.
São formadas por um trajeto e dois orifícios, um dentro do reto e o outro na pele da nadega.

Origem:
As fezes após penetrarem em uma pequena glândula do reto, se multiplicam e forma um abscesso, que cresce do reto na direção da pele da nadega, e drenando para o exterior através de um pequeno orifício, apos drenar fica um trajeto chamado de fistula. Em cerca de 70% dos casos esse trajeto cicatriza, mas 30% permanecem abertos formando a fistula ativa.

Sintoma:
Na fase ativa causará dor e drenagem de secreção pelo orifício externo ou na pele da nádega.


Tratamento:
Somente a cirurgia cura as fistulas. O problema é que muitas vezes na cirurgia a fistula é retirada parcialmente, o que significara falência do tratamento cirúrgico. Tenho recebido na minha clinica casos assim, de retirada parcial da fístula e reopero com o laser e instrumentos adequados para identificar todo o trajeto fistuloso com sua retirada total, com cura da doença.

Atenção: importante
Próteses ou Plugs:
Não indico, porque já retirei vários plugs que não resolveram a fístula, infectaram, saíram do lugar ou migraram, persistência dos sintomas e permanência da fístula. Nos vários casos que eu reoperei, retirei a prótese juntamente com a fistula e os pacientes acabaram o sofrimento.

                                                           


















Perguntas e respostas:
1-Qual o melhor momento para se fazer a vacina contra o HPV?
Resposta: Quanto mas cedo melhor. As mulheres e de uma forma geral se aceita apenas quem tem vida sexual ativa deverá ser vacinado. Eu entendo de forma contraria e as pessoas devem ser vacinadas antes da iniciação sexual que segundo uma pesquisa brasileira concluiu  que há 10 anos atrás 11% das relações sexuais ocorreram antes dos 15 anos e no momento passou para 32%. Baseado nestas informações a sociedade brasileira de pediatria e a FDA (Agencia americana que regula drogas e alimentos) passaram a recomendar a vacina a partir dos 9 anos.

2- Doutor sou mãe e gostaria de saber se a vacina é só para as meninas?
Resposta: Os meninos deveram também serem vacinados principalmente pela relação do HPV com o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o peniano por exemplo.

3- Como os pais deveram orientar?
Resposta: Muitos pais não incentivam a vacina por não terem este tipo de dialogo e pelo medo de estimular uma vida sexual precoce. Acho um engano diante dos dados estatísticos da iniciação sexual de meninos e meninas. Os pais que tomam esta atitude estão sendo incoerentes com a realidade.


4- A vacina já tem na rede publica?
Resposta: Não tem pelo alto custo que é o fator limitante. Alguns hospitais estão incentivando a vacinação que foi feita em 1500 crianças com idade entre 12 a 14 anos com 85% de aceitação.

5- Tenho verrugas vaginal e perianal, posso tratar simultaneamente?
Resposta: Poderá e nestes casos eu primeiro retiro as verrugas na vagina ( Grandes e pequenos lábios e no canal vaginal ) e posteriormente as verrugas anais. Essa sequencia é para evitar infecção vaginal.
6 – Existe Papanicolau para a região anal como exame preventivo do HPV e câncer do ânus?
Resposta: O câncer de ânus tem baixa incidência, estima-se que tenha uma incidência de 4% quando se considera os tumores do sistema digestório e tem uma incidência maior no tabagista, HIV e com a infecção pelo HPV. O papanicolau que é um exame citológico que poderá ser feito com a ajuda do anuscopio para  detectar das alterações celulares iniciais até o câncer.
Comentário: Tenho feito a técnica de coloração no intraoperatorio com corante especifico para detectar o DNA viral. As áreas coradas poderão conter o hpv e deveram ser fulguradas.

7- Tive verrugas anais e retirei duas vezes, comecei a ter coceira e perda de secreção anal como proceder?
Resposta: Você deve investigar a parte interna do canal anal e reto pois os sintomas referidos, coceira e secreção são sintomas gerados pelo HPV. Eu sempre faço uma endoscopia do reto e as vezes um teste de coloração para detectar o DNA viral. Os casos que eu operei e que tinham verrugas dentro do reto no tratamento anterior os cuidados acima referidos não foram feitos ou os pacientes foram orientados a usaram pomadas que só tratam as verrugas fora do ânus.
Comentário: Eu nunca oriento as minhas pacientes a usarem pomadas para o HPV dentro do ânus ou reto. Você poderá ter varias verrugas e a pomada deverá ser usada somente sobre a verruga o que eu acho impossível dentro do reto. Verrugas dentro do canal anal e reto deveram ser retiradas de forma individualizada o que eu acho mas fácil de fazer com o laser.

8- O meu exame de Papanicolau deu positivo para hpv e me examinando percebi umas bolinhas na região perianal, pode ser hpv?
Resposta: As bolinhas na região perianal poderão ser pólipos, foliculite e o HPV e cada uma tem uma característica quando palpada pelo exame clinico que será necessário para um diagnostico de certeza e tratamento adequado.

9- O meu medico diagnosticou hpv dentro e fora do ânus e me indicou uma pomada que machuca muito  a pele e a região anal. Existe outra forma de tratamento?
Resposta: Eu sou contra o uso de pomadas para tratamento do HPV que se apresenta como múltiplas verrugas e dentro do canal anal e reto. A pomada deverá de preferência ser colocada sobre as verrugas que no seu caso são múltiplas, muito próximas e para piorar dentro do reto. Como você irá colocar a pomada somente sobre as verrugas dentro do reto. Tive pacientes que além de não suportarem a dor tiveram a estética da região comprometida pela cicatrização. A minha conduta é retirar as verrugas em uma ou mesmo duas sessões. Essa cirurgia tem que ter o bom senso pelo medico de obter primeiro um bom resultado orgânico e depois o estético por se tratar geralmente de mulheres jovens que consideram de grande importância a região como parte de sua vida sexual.

10- Tratei de verrugas dentro do anus e li que há uma relação destas com o câncer, como posso fazer a prevenção?
Resposta: O hpv representa um dos fatores de risco para o câncer de anus. Uma endoscopia do ânus chamada anuscopia deverá ser feita pelo menos de uma a duas vezes por ano e áreas suspeitas poderão ser biopsiadas.
Comentário: Na minha experiência a maioria dos pacientes examina somente a pele perianal e o inicio do canal anal e chegam ao consultório referindo coceira intensa e perda de secreção anal que são sintomas do HPV e tendo uma vida sexual normal. Já tive casos que o parceiro  foi ao consultório com as verruga que posteriormente realizei a anuscopia e comprovei as verrugas dentro do canal anal e reto.

11- A camisinha protege  cem por cento contra o hpv?
Resposta: A transmissão do HPV se da pelo contato direto com a pele infectada durante a relação sexual e mesmo nas preliminares. A camisinha masculina não protege totalmente as regiões da base do pênis, púbis e bolça escrotal e a feminina não teve uma aceitação pelas mulheres, portanto essas regiões não cobertas pelo preservativo poderão transmitir o vírus.

12- Nas primeiras vezes transei sem camisinha com o meu namorado até me falar que já tratou de hpv no pênis. Quanto tempo leva para a  doença se manifestar?
Resposta: Parta do principio de que esta doença não tem cura. Segundo considere a sinceridade do seu namorado que referiu já ter tratado as verrugas e que no momento não tem sintomas do HPV. Terceiro a de se elogiar a maturidade e honestidade do dialogo do casal sobre a doença o que torna as coisas mas fáceis no dia a dia. O tempo de incubação do vírus poderá durar de 2 a 8 meses e a principal expressão clinica da doença é o aparecimento das verrugas.


13- Doutor o meu namorado teve uma verruga no pênis e tem um excesso de pele que foi orientado pelo medico a retira-la pelo risco maior da doença voltar. O senhor concorda com esta conduta, a cirurgia realmente é necessária?
Resposta: A pele cria um meio favorável a replicação do vírus o que poderá aumentar as chances de recidiva da doença nestes pacientes. A cirurgia é relativamente simples e eu faço com o laser sob anestesia local.

14- Posso contrair o hpv pelo sexo oral?
Resposta: É possível porem menos frequente porque a concentração ou numero de vírus na boca geralmente não é suficiente para a transmissão da doença. Não vale a pena correr o risco e para ficar tranquila principalmente nas relações (tesão)de ultima hora faça o sexo oral sempre de camisinha.
Comentário: O tipo de sexo mas prazeroso para os homens é o oral pela sucção, temperatura da boca e pelo domínio que tem da situação. A camisinha é broxante para muitos homens que referem diminuição da sensibilidade peniana, do libido, ereção e prazer. Cuidado porque as DST podem se aproveitar desta  situação, fique esperta.

15- Costumo me masturbar usando  brinquedos eróticos, esses podem transmitir o hpv?
Resposta: Os brinquedos eróticos ou dildos podem transmitir DST, principalmente se não for o seu. Para evitar coloque sempre camisinha nos seus brinquedos eróticos durante a pratica do sexo anal porque o brinquedo poderá está sob o controle do seu parceiro e haver o risco da  contaminação vaginal, por isso antes de variar a penetração lave com agua e sabonete ou troque o capacete do seu brinquedo.

16- Doutor gosto muito da pratica do anilingus, queria saber dos riscos de adquirir uma DST?
Resposta: O anilingus que significa tocar o ânus com a língua tem a finalidade de relaxamento do esfíncter anal como preparativo para o sexo anal. Essa pratica poderá ser um veiculo de transmissão de bactérias, vírus e parasitas que estão presentes no ânus e reto.
Risco de contrair: Hepatite A, hepatite C,  Clamídia , parasitose intestinal, HPV, gonorreia e herpes. Um outro cuidado importante é o risco de após a pratica do anilingus fazer o sexo oral no qual poderá haver contato da língua com o orifício da uretra e contaminação desta por uma bactéria de nome Escherichia Coli. O HIV / AIDS não será fácil de ser transmitido por essa via, mas especialistas afirmam ser possível.

17- Doutor sou portadora do HIV e já trato a um tempo do HPV e sempre volta, tem alguma forma de diminuir as chances de recidiva da doença?
Resposta: A recidiva do hpv é maior nos pacientes soropositivos para HIV pela diminuição da sua resistência orgânica. Procure manter as suas taxas de anticorpos CD4 / CD8 dentro dos limites normais.

18- Olá Dr. Paulo. Tive HPV na pele perianal e interno. O médico tratou com aplicação de ácido e uso de pomada proctologica. Agora meu ânus ficou escuro externamente, a mucosa ficou muito sensível como se estivesse fina. Além disso tenho dificuldade para evacuar. Estou muito temerosa com relação a minha futura vida sexual, o que devo fazer?
Resposta: Sempre falo nas minhas colunas e site que não indico o uso de qualquer forma de pomada ou ácido para tratamento das verrugas fora ou dentro do ânus. Casos como o seu eu faço uma endoscopia do ânus e reto  para confirmar ou afastar o diagnostico do estreitamento e analisar o estado da mucosa.

19- O meu exame de papanicolau deu positivo e o meu marido apresentou verrugas perianais. Existe a possibilidade de contaminação pela secreção vaginal?
Resposta: Durante a relação sexual a secreção vaginal poderá escorrer para a região anal e perineal e você contrair a doença. Na pratica clinica essa possibilidade de contaminação é muito pequena.

20- Tenho umas pelinhas que me deixam envergonhada  na hora da relação, o que são e qual a forma de tratamento definitiva?
Resposta: As mulheres e o publico gay são os que mas sofrem com estas pelhinhas que são chamadas de plicoma e que comprometem a estética anal. O procedimento é relativamente simples e eu retiro as pelinhas com o laser sob anestesia local com bom resultado estético e funcional.

21- Doutor a algum tempo não consigo fazer a higiene da pele perianal devido a existência de uma pequena pele . O que posso fazer?
Resposta: A pele por você referida é chamada em medicina de plicoma e diagnosticada como uma hemorroida externa crônica porque abaixo dela há um pequeno vaso que se você já percebeu se ingurgita estufando a pele. Esta pele muitas vezes retém resíduos fecais na sua superfície dando coceira e irritação chamada de dermatite. A única forma de tratamento é a retirada cirúrgica que eu faço com o laser sob anestesia local.

22- Estou com uma coceira intensa acompanhada de uma vermelhidão no bordo da abertura anal, o que poderia ser e como tratar?
Resposta: A coceira poderá ter varias causas, as mais frequentes na minha experiência foi a dermatite de contato, a infecção da pele por cândida e a hemorroida. O exame clinico e se necessário o endoscópico confirmaram uma dessas causas e será indicado a melhor forma de tratamento.




23- De uma hora para a outra apareceu uma bolinha endurecida, dolorida no meu ânus, o que poderia ser?
Resposta: A bolinha dura referida possivelmente é uma hemorroida trombosada. A hemorroida é um vaso e no seu interior tem sangue, aconteceu que este sangue coagulou dentro do vaso. O tratamento inicial deverá ser com medicamentos e este trombo poderá ser absorvido ou eliminado pelo organismo. Você terá de ter paciência porque é um processo lento. Se o trombo não desaparecer esta indicado o tratamento cirúrgico que eu faço sob anestesia local e consistirá na retirada do trombo e do vaso doente. A sua alimentação deverá conter fibras formadoras de fezes macias associada a ingestão de água.

24- Quando faço força para evacuar sai uma bola, amolecida de coloração vinhosa e as vezes com sangramento, será hemorroida?
Resposta: O diagnostico mas provável é uma hemorroida interna que prolapsa ou exterioriza principalmente nos pacientes que fazem força para evacuar consequente a uma alimentação pobre em fibras e ingestão de pouca água.
Essas hemorroidas eu tenho tratado na própria clinica colocando um pequeno anel de borracha através de um endoscópio na base do vaso hemorroidário que seca em torno de 7 dias. É um procedimento que se bem indicado e feito é praticamente indolor e apresenta bons resultados.
Comentário: A grande vantagem da ligadura elástica ao meu ver é o de evitar que a hemorroida cresça, saia totalmente e se torne cirúrgica. Já tive pacientes que não quiseram fazer a ligadura elástica e posteriormente tive de realizar a cirurgia porque quando a hemorroida se encontra totalmente fora a pele faz parte da doença e nunca se coloca o anel onde há pele.

25- Sofro de intestino preso e quando  vou evacuar toda a circunferência da abertura anal fica ingurgitada, o que pode ser?
Resposta: Esse ingurgitamento geralmente em toda a circunferência anal presente nos esforços que você faz para evacuar são hemorroidas interna. Esses pacientes melhoram com mudanças na alimentação através de uma  reeducação alimentar com 30g de fibras por dia o que equivale a 30% de salada no seu prato diário, associada a ingestão de 2l de líquidos por dia. Evite hábitos como ficar sentado em frente ao seu computador por longos períodos de tempo.

26- Sexo anal causa hemorroida?
Resposta: O sexo anal não causa hemorroida, porém se você tem e esta com sintomas como  ardência e sangramento evite porque pode piorar.

27- A hemorroida poderá aumentar com a pratica do sexo anal?
Resposta: Poderá piorar os sintomas de uma fase aguda porem o grau ou tamanho não altera em nada.

28-Tenho o diagnostico de proctite, posso praticar o sexo anal?
Resposta: A proctite é uma inflamação das glândulas anais. Geralmente é consequente a uma lubrificação insuficiente do pênis e do canal anal determinando um traumatismo e inflamação das glândulas anais. Se você tem uma proctite sintomática não deverá fazer o sexo anal. Casos como o seu eu faço uma analise endoscópica detalhada para comprovar o aumento das glândulas e trato com medicamentos específicos.

29- Tenho uma cirurgia marcada de hemorroida interna de quarto grau pelo método convencional qual seria a principal complicação desta cirurgia?
Resposta: A hemorroida de quarto grau poderá ter como principal complicação o estreitamento anal pela cicatrização. Eu procuro desenhar antes a área da hemorroida que será retirada e procurar deixar entre as hemorroidas retiradas uma área de tecido sadio para que não haja o risco do estreitamento anal.



30- Tenho sangramento constante por hemorroidas internas de segundo grau, já realizei tratamento com dieta rica em fibras, ingestão de água, medicamentos de uso local e oral. A cirurgia esta indicada para o meu caso?
Resposta: Casos como o seu eu prefiro secar as hemorroidas com  pequenos anéis de borracha colocados na base dos vasos hemorroidários que secam entre  2 a 7 dias e os anéis são eliminados sem sintomas. Voce ganhará uma apostila com todos os cuidados de alimentação e comportamentais para evitar o retorno das hemorroidas.

31- A ligadura elástica esta indicada para hemorroidas de quarto grau?
Resposta: A ligadura elástica está no máximo indicada para as hemorroidas internas de terceiro grau, para qual o medico deverá ter uma experiência muito grande com o método para manter as hemorroidas dentro do reto e em local adequado colocar as borrachas. Não aconselho medicos sem experiência a fazerem este método como forma de tratamento para as hemorroidas de terceiro grau.

32- A hemorroida pode se transformar em um câncer?
Resposta: As hemorroidas são vasos que dilatam e poderão inflamar e da sintomas como o sangramento. Para se transformar em câncer tem de haver tecido que não é o caso das hemorroidas que são vasos.

33- Tenho o habito de limpar varias vezes a região anal, perianal e perineal, posso ter algum problema?
Resposta: A pele do corpo humano é protegida por uma camada de gordura que atua como uma membrana isolante da contaminação do meio ambiente. Essa camada em particular na região perianal que tem contato com as fezes uma importância impar para evitar a dermatite infecciosa. Você ao praticar a limpeza como refere retira esta película protetora e terá a região exposta a infecções. Escrevi um guia de cuidados com a região para evitar esta forma de comportamento.

34- Realizo a ducha e mesmo lavagem antes da relação anal e as vezes elimino secreção na hora da relação, o que posso fazer pois é extremamente desagradável?
Resposta: Você deverá limpar somente o reto e para este fim injete pequenos volumes sob baixa pressão de líquidos adequados e vendidos em farmácias no reto. Geralmente você poderá fazer esta limpeza de 2 a 3 hs antes da relação.

Comentário: Muitos pacientes usam volumes para limpar todo o intestino e o que acontece é que o liquido sobe para o intestino e na hora da relação a própria excitação determinará contrações intestinais com eliminação de secreções e mesmo fezes o que será extremamente desagradável para o ativo e passivo.

35- Fui consultada por vários médicos proctologistas por apresentar dor e sangramento anal. Realizei colonoscopia que indicou hemorroidas internas e não diagnosticou a fissura anal. Realizei uma anuscopia que detectou a fissura anal. Tratei com varias pomadas para hemorroida sem melhora do quadro. Na sua experiência qual a melhor forma de tratamento para casos como  meu?
Desculpe pelo tamanho do texto
Resposta: A colonoscopia como tem uma visão frontal muitas vezes não detecta as pequenas fissuras que serão diagnosticadas pela anuscopia. A pomada para fissura anal que funciona tem que conter uma substancia que atua diminuindo a pressão do musculo esfíncter anal que é a causa da doença. Geralmente eu prescrevo junto com essa substancia outras com ação cicatrizante e antiinflamatória.

36- Me apareceram varias bolinhas vermelhas na região perianal e grandes lábios da vagina. Tratei passando varias pomadas sem resultado, o que poderá ser e qual a forma de tratamento?
Resposta: As Bolinhas vermelhas referidas poderão ser uma DST chamada Molusco contagioso, cujo tratamento é a retirada com cauterização. Você deverá procurar um medico para uma confirmação diagnostica.

37- Tenho uma ardência e dor na região anal que piora muito quando estou sentada e as vezes me levanto a noite com uma dor intensa. Fui a dois proctologistas que acharam que não era nada. Estou muito preocupada pois ninguém me da uma luz para o diagnostico e tratamento?
Resposta: Os sintomas por você referidos poderão ser de uma tendinite perianal. O diagnostico é difícil e deverá ser feito pelo toque dos tendões perianais. O tratamento é fisioterápico, com medicamentos antitinflamatorios na forma de enema e para casos resistentes eu precisei fazer a injeção de substancia antiinflamatoria no local.

38- Tenho dor e drenagem de secreção amarelada por um pequeno orifício ao lado da abertura anal, o que poderá ser?
Resposta: O orifício referido possivelmente é de uma fístula que é uma doença composta por um orifício interno, um trajeto e um orifício externo por você referido. Casos como o seu eu geralmente consigo palpar o trajeto da fistula e pela palpação detectar a saída de secreção pelos orifícios externo e interno. Somente a cirurgia cura a fístula que eu tenho feito com o laser sob anestesia local e sedação.

39- Fui operada há 01 ano de uma fistula perianal e continuo com drenagem de secreção pelo mesmo lugar o que pode está acontecendo?
Resposta: Possivelmente você ainda tem a fistula. Os pacientes que foram operados por outros médicos e que eu reoperei a causa principal de retorno da fistula foi a sua retirada parcial. Após confirmação diagnostica eu cateterizei a metade da fistula não retirada e retirei com o laser sob anestesia local e sedação.

Comentário: Eu tenho um guia metálico que me permite cateterizar toda a fistula, exterioriza-la  e retira-la sem lesão muscular.

40- De repente me apareceu uma bola extremamente dolorida ao lado da abertura anal que foi diagnosticada como abscesso perianal que foi drenado. No momento estou bem clinicamente, porem o que poderá acontecer?
Responder: Você drenou um abscesso perianal. O inicio foi uma infecção em uma glândula dentro do ânus pelas bactérias das fezes que cresceu virou um abcesso que foi drenado pelo cirurgião na nadega. O que ficou foi uma fistula que poderá fechar ou permanecer aberta, se a segunda opção acontecer somente a retirada cirúrgica resolverá.

41- Os pelos da região perianal e a cor escura me incomodam. Qual a melhor forma de depilação e clareamento para a região perianal?
Responder: A melhor depilação é com o laser. Os pelos da região perianal são mas resistentes por isso o nosso protocolo são três sessões com um intervalo de 30 dias. Nesse intervalo você usará formulas de manipulação para o clareamento da pele perianal.

42- Tenho fissura anal crônica e não queria fazer cirurgia. Li no seu site que a toxina botulínica é uma forma de tratamento e poderá ser usada no meu caso?
Respostas: Na fissura aguda a toxina tem bons resultados, porem não esta indicada na fissura crônica que eu tenho tratado com o laser.

43- Doutor tenho eliminado pequenos volumes de fezes que mancham a minha calcinha e que tem me deixado muito triste. O que pode ser e como tratar?
Resposta: O que você refere é uma incontinência anal leve. Casos como o seu eu estudo a integridade  e função dos músculos perianais através de exames específicos e especializados em proctologia.
Comentário: A incontinência anal é mas frequente em mulheres que realizaram a episiotomia, cirurgia feita na parede da vagina para a saída da cabeça da criança. Ocorre que este corte é feito com tesoura a acaba seccionando  os músculos que estão na volta do ânus, responsáveis pela continência anal.

44- Fui diagnosticada com fístula anal e me foi indicado o tratamento cirúrgico e falado sobre o risco de incontinência anal. Na sua experiência já teve casos de incontinência com essa cirurgia?
Resposta: Existem três tipos de fistula que são classificadas de acordo com a sua posição em relação ao musculo esfíncter anal, que são:
- Pré-esficnteriana: Passam antes do esfíncter;
- Trans-esficteriana: Passa pelo musculo
- Pós-esfincteriana: Passa atrás do esfíncter
Incontinência: O risco da incontinência existe na fístula classificada como tran-esfinteriana, porque a fistula passa através da fístula e o cirurgião acaba retirando o segmento do musculo junto. Tive casos de incontinência transitória que resolveram após trinta dias de cirurgia. Não tive caso de incontinência permanente.

45- Realizei colonoscopia que detectou um pólipo no reto que foi retirado, qual a sua orientação?
Resposta: Os pólipos resultam do crescimento das células que revestem a mucosa do intestino em determinados pontos. Ocorre que estes pólipos no inicio são tumores benignos mas com o passar do tempo se malignizam. Você então já tem uma tendência em formar esses pólipos que se forem diagnosticados e retirados precocemente não representará risco para você.
Repita uma colonoscopia a cada ano nos quatro primeiros anos.

46- Sou bissexual assumida e tenho vergonha e me sinto constrangida com uma pelinha na região anal. O senhor operou uma amiga que era semelhante, queria marcar uma consulta para resolver esta situação de vez?
Resposta: A pelinha incomoda profundamente a estética anal para as mulheres. É uma das cirurgias que eu realizo nas frequentemente. É um procedimento simples que eu faço com o laser.

47- Tenho muitos gases ao ponto de escutar os ruídos o que se torna constrangedor até em casa, vivo com a barriga estufada e as vezes tenho cólicas e diarreia. O que está acontecendo doutor?
Resposta: Você tem a Síndrome dos Intestinos Irritável que é uma afecção afetiva porque tem uma frequência aumentada nos bipolares, depressivos, ansiosos e considerada uma doença urbana e mas frequente em mulheres. A diminuição da serotonina intestinal é a principal causa da doença e a chave para o tratamento é a sua elevação que tenho conseguido com medicamento manipulado.
Orientações nutricionais e a pratica regular de exercícios físicos contribuem para a melhoram clinica da doença. Os exames radiológicos e de sangue são normais e o diagnostico na quase totalidade das pacientes eu fiz somente pela palpação do abdômen.

48- Durante muitos anos sofro de Retocolite ulcerativa, tem risco de virar um câncer?
Resposta: A retocolite é uma doença inflamatória que afeta a mucosa do reto e colón e que poderá sofrer degeneração maligna em um determinado ponto. Faça o controle pela colonoscopia e dose no sangue um marcador de tumor do intestino grosso chamado de CEA e tome os remédios direitinho para evitar reagudizacao da doença e mantenha o lado emocional o mas equilibrado possível.

49- Sou negra e gostaria de fazer a depilação perianal a laser é possível?
Resposta: Não indico pelo risco de ficarem áreas brancas perianais chamadas de leucoplasia.

50- Durante a gravidez sofri muito com as hemorroidas mas sobrevive com pomadas e banhos de acento com agua morna feitos quase que diariamente no final da gravidez  porem ficaram algumas peles que me incomodam profundamente, principalmente  pela irritação om a calcinha, o que fazer para resolver este problema?
Resposta: As peles são diagnosticadas como plicomas ou hemorroidas externas crônicas e serão resolvidas somente com a cirurgia que eu faço com o laser sob anestesia local.

51- Tenho tido com frequência herpes na região labial, o que faço para diminuir as crises?
Respostas: Evite a queda da sua resistência e use medicamentos a longo prazo contra o vírus.
Na fase das bolhas evite ter contato com outras pessoas.

52- Fui diagnosticada com fistula anal, porem tenho medo da cirurgia, posso resolver somente tomando antibióticos e antiinflamatorios?
Resposta: Os antibióticos determinam uma melhora clinica da infecção existente na fistula porem não curam a doença que é curada somente pela cirurgia.
53- Doutor tenho hérnia umbilical e fissura anal crônica, posso realizar as duas cirurgias ao mesmo tempo?
Resposta: Tenho realizado as duas cirurgias ao mesmo tempo sem problemas. Faço primeiro a cirurgia da hérnia que é classificada como limpa e depois a fissura que é classificada como contaminada.

54- A minha mãe tem 70 anos e teve muitos filhos. É uma mulher vaidosa que até pouco tempo praticava as suas caminhadas até me falar recentemente que saia uma bola pelo anus quando fica de pé ou realiza algum tipo de esforço. Consultamos um proctologista que diagnosticou como prolapso de reto e que somente a cirurgia resolveria. Estamos preocupados pela idade de não suportar a cirurgia proposta. Li no seu site sobre a cirurgia feita pelo próprio anus é possível de ser realizada na minha mãe?
Resposta: Essa técnica eu indico para as pacientes como a sua mãe. É uma técnica de simples realização, feita com anestesia local e sedação, a alta ocorre no mesmo dia e apresenta bons resultados.


55- Um incomodo e dor na virilha me levou a uma consulta medica e foi diagnosticada uma hérnia. Tenho medo da anestesia nas costas. Li no seu site que o senhor faz o procedimento com anestesia local e terei alta a seguir, é possível?
Resposta: Tenho realizado durante alguns anos a cirurgia das hérnias da parede abdominal sob anestesia local mas sedação. A alta se da após a cirurgia e o retorno as suas atividades geralmente com 7 dias.

56- A pergunta é no sentido de tirar uma duvida sobre o meu namorado. O pênis dele as vezes tem um odor não muito agradável e para não ser constrangedor peço que lave antes de qualquer relação, o que poderá ser e como resolver?
Resposta: A principal causa deste odor é o excesso de pele cobrindo a glande. Já tive pacientes que reclamaram deste odor e eu retirei a pele sob anestesia local com bom resultado em relação ao odor.

57- Eu e o meu marido apresentávamos coceira e ardor, ele ao urinar e eu na parede vaginal. Fizemos exames e recebemos o diagnosticado de Clamídia, tem cura?
Resposta: A clamídia tem sensibilidade conhecida a antibióticos facilmente comercializados. É muitas vezes difícil de ser erradicado razão pela qual para alguns casos o tempo de uso do antibiótico é amas longo como para tratar as prostatites nos homens.

58- Comecei um novo namoro e a minha namorada gosta da relação anal que eu não curto por isso nunca me interessei de ter orientações mas gostaria de telas agora, onde obte-las?
Resposta: Você poderá fazer uma busca no meu blog sobre relação anal: Ativo, complicações da relação anal, etc.

59- Tenho fissura anal diagnosticada a pouco tempo, quais os alimentos que posso ingerir e os que eu não posso?
Resposta: Os alimentos ricos em fibras insolúveis deveram ser ingeridos diariamente associados a ingestão de 2litros de líquidos. Os condimentos e o álcool deveram ser evitados.

60- Realizei uma cirurgia para hemorroida e no momento estou com dor por uma fissura anal, é possível eu ter a fissura antes de operar da hemorroida?
Resposta: A associação das duas doenças anais é possível e fácil de distinguir também antes da cirurgia porque a fissura tem a dor intensa como sintoma principal.  Já tive casos como o seu e poderá ser também a chamada fissura residual, isto é a cirurgia anterior foi a causa da fissura que você apresenta. Se for a fissura residual a causa da mesma é a cicatrização da cirurgia anterior que não aconteceu consequente a um possível estreitamento anal e a cirurgia será a única forma de tratamento. É uma cirurgia que eu já realizei e deverá ser conduzida de forma delicada e precisa com bons resultados.

61- Me encontro em uma situação desesperadora por conta de uma incontinência anal decorrente de uma episiotomia durante o parto. Queria entender e como tratar?
Resposta: Ocorre que há uma desproporção entre o tamanho da cabeça da criança que é maior que o introito ou abertura vaginal e o medico tem de cortar a parede vaginal para permitir a passagem da criança. Esse corte acaba por seccionar os músculos responsáveis pela continência anal. Casos como o seu eu primeiro identifico a anatomia muscular com exame radiológico e posteriormente realizo tratamento cirúrgico.



62- Existe o ponto G anal na mulher?
Resposta: Anatomicamente bem definido não existe nenhum ponto G. A região anal é descrita como altamente erógena por ser ricamente inervada e vascularizada que quando manipulada durante a relação de forma suave e delicada desperta sensações prazerosas para a mulher.

63- Se fizer sexo anal e depois vaginal o que devo fazer para evitar a infecção?
Resposta: A conduta mas saudável será assumir o comando e trocar a camisinha dele e se não acontecer faça uma boa higiene vaginal com antisséptico especifico para este fim.

64- O senhor aconselha o uso de pomadas  anestésicas para o sexo anal?
Resposta: Eu não oriento pela perda da sensibilidade e risco de ferimentos anais. Já tive pacientes com lesões serias provocados pela pratica da masturbação com grandes brinquedos introduzidos com o auxilio da xilocaína.

65- Tenho uma fistula anal que os médicos diagnosticaram como complexa. Queria entender o que significa e se torna a cirurgia e o pós-operatório mas difícil?
Resposta: As fistulas perianais são classificadas quanto ao numero de trajetos em:
- Simples: Somente um trajeto.
- Complexa: Mas de um trajeto.
As fistulas complexas por serem duas ou três tornam a cirurgia maior e a recuperação mas demorada. Já operei paciente com três fistulas.

66- Fui diagnosticado pelo meu proctologista com uma fistula perianal curta há 3 anos. Não tenho nenhum sintoma e somente as vezes drena pouca secreção de cor amarelada e uma dor leve. O senhor indicaria a cirurgia para o meu caso?
Resposta: Indicaria por se tratar de uma infeção em um local que tem contato com as fezes e porque somente a cirurgia poderá cura-lo.

67- Na sua clinica vocês tratam o condiloma acuminado com podofilina?
Resposta: Jamais pela imensa agressão a pele, pelo risco do comprometimento estético e improvável cura de toda o condiloma.

68- Não consigo ter a relação anal com o meu marido porque sinto uma dor intensa. Realizei um exame clinico do ânus que foi considerado normal.  Queria a sua orientação e qual a causa da dor?
Resposta: A falta de relaxamento dos músculos esfincterianos associado a uma lubrificação inadequada representam as principais causas da dor por você referida. O relaxamento anal será feito por um massageamento delicado no musculo esfíncter anal em torno de 2’ associado a uma lubrificação com lubrificante a base de água. Procure controlar a penetração no inicio da relação para evitar a angustia de um ativo apressadinho.

69- Realizei a cirurgia para retirada de uma fistula perianal classificada pelos médicos como transesfincteriana. O medico seccionou o musculo esfíncter anal e deixou um fio. Queria saber se a conduta esta correta e o porque do fio?
Resposta: A conduta está correta e o fio deverá ser secionado geralmente com 30 dias.
Comentário: O fio será para evitar que os cabinhos do musculo cortado se afastem.


70- Tenho um verdadeiro fascínio por condimentos na minha alimentação diária. Existe comprovação cientifica da relação dos condimentos com o aparecimento de hemorroidas?
Resposta: Não há nenhuma comprovação cientifica, mas é fato que as pessoas refiram ardência anal. Eu recomendo que não ingiram condimentos e nem álcool.

71- Tenho muita vontade de praticar a relação anal e o meu marido não, que atitude devo ter?
Resposta: Já tive esta situação na clinica. Acontece que tem homens que tem nojo da região anal o que torna a relação anal desprovida de prazer. Procure um sexólogo porque reverter esta situação é difícil.

72- Doutor me de uma luz. Tenho uma anemia que não consigo esclarecer. Já realizei colonoscopia que deu normal. Que exame devo fazer?
Resposta: A capsula endoscópica é o exame indicado atualmente para sangramentos que não são esclarecidos pela colonoscopia.
Dica: Leia no meu site e blog sobre a capsula endoscópica.

73-  Dr. Paulo meu nome é Rosa tenho 49 anos e sou de Minas. Estou com uma coceira no anus e não tenho relação anal, sempre que vou no banheiro  lavo o reto com a ducha! Será que isso pode estar causando essa coceira. Isso pode provocar alguma infecção ou câncer? Aguardo uma resposta.
Resposta: A lavagem por você referida poderá ser substituída por limpeza suave da pele perianal e região anal com lencinho umedecido neutro ou mesmo uma ducha suave. A irritação e depois a infecção da pele provocam a coceira referida que uma vez tratada com mudanças de hábitos e comportamentos associados a pomadas protetoras resolveram o seu problema.

Comentário: Existem pessoas que tem uma verdadeira neurose na higiene anal e acabam por retirar uma capa de gordura que isola e protege a pele da região perianal da contaminação ambienteal.

74- Dr Paulo meu nome é Eliana e após minha gravidez fiquei com plicomas. São 2 pelinhas que me incomodam muito em termos de higiene e as vezes tenho coceira intensa. Tenho uma amiga que fez a cirurgia tradicional e ficou 2 meses sofrendo e a parte estética não ficou boa. Gostaria muito de fazer esta cirurgia com o laser. Como é a recuperação? Qual o valor da consulta? Tem uma referencia de preço para esta cirurgia?
Obrigada!
Resposta: O procedimento é simples e a pele será retirada. Este procedimento o profissional tem de ter cuidado e demarcar a pele a ser retirada  para não deixar pele residual que significará falência da cirurgia.

75- Meu marido apareceu com uma pequena verruga perto da cabeça do pênis, fazem alguns meses ele diz que não sente nada ele até arrancou a ponta dela e não sentiu dor. O que poderá ser e como tratar?
Resposta: Nunca arranque nada como forma de tratamento poderá ter um sangramento importante e infecção local. A conduta correta será retirar a verruga sob anestesia local.
Comentário: Também não indico pomadas para o tratamento das verrugas  no pênis a semelhança das regiões anal e vaginal.

76- Olá dr a algum tempo eu tive um abscesso no canal do ânus e acho que voltou e sempre que vou evacuar dói muito e mesmo depois continua doendo e por um tempo já não sei o que fazer e tenho medo de voltar ao medico pois eu nunca fiz sexo anal o que pode ter ocorrido?
Resposta: O sexo anal não causa o abscesso anal referido que tem como causa as bactérias das fezes que inicialmente contaminam as glândulas anais para posteriormente formar o abscesso que drenará espontaneamente ou pelo cirurgião. Após drenar ficará um trajeto chamado de fistula que poderá fechar espontaneamente ou também ser retirada pelo cirurgião.

Comentário importante: Atualmente é um dos procedimentos que eu realizo toda semana e a diferença esta em um instrumento ou guia metálico que tornou esta cirurgia bem mais fácil de ser realizada sob anestesia local, com menos agressão  tecidual e com menos risco de incontinência.

77- Dr do nada apareceu uma pequena bolinha dura no meu ânus que eu toquei na hora de tomar banho, o que será?
Resposta: A bolinha dura referida é uma hemorroida trombosada que de inicio deverá ser tratada com pomadas e medicamentos com ação antitinflamatoria para reduzir o edema e com isso melhora da dor local. Tenha paciência porque a absorção do coagulo pelo organismo poderá ser um processo muito lento. Muitos pacientes não tem essa paciência e preferem que eu retire o trombo sob anestesia local. A cirurgia moderna do trombo consiste em retirar o trombo e o vaso doente.

78- Gostaria de saber se todas as cirurgias de hemorroida são doloridas, com muita  intensidade!! Se for, o que fazer para suporta-las?
Resposta: As cirurgias proctologicas como todas as cirurgias causa um trauma nos tecidos expressado clinicamente pela dor. A região anal é muito sensível e por ela passam fezes que distendem a cirurgia piorando a dor local. O tempo de observação me levou a ter cuidados e conduta  durante a cirurgia como diminuir a pressão do canal anal o que permite a passagem das fezes de forma menos dolorida pelo canal anal e o uso de pomadas com efeito cicatrizante maior e a escrever um guia com todas as orientações para um pós-operatório também com menos dor.

79- Estou com hemorroida trombosada depois de ter diarreia por 7 dias, já passei pomada porem não observo melhora. Não estou mas aguentando isso, tive uma gastroenterite e estou gravida de 7 meses?
Resposta: A diarreia representa uma agressão mecânica e química ao canal anal.
As hemorroidas tem uma frequência maior na gravidez pelos fatores hormonais e porque o útero aumenta a pressão da cavidade abdominal dificultando o retorno do sangue para o coração e dilatando os vasos nas pernas, ânus e pélvis. A minha conduta na gravida é a mas conservadora possível e se não resolver eu retiro o trombo sob anestesia local e se necessário associar uma sedação leve.

80- Estou com uma pequena saliência do lado do orifício anal. Só me dói um pouco se tocar com o dedo, não causa desconforto mas é estranho, o que poderá ser?
Resposta: Você poderá ter um furúnculo ou mesmo um quisto que deverá ser investigado pelo exame clinico ou exame radiológico que detectará de forma esclarecedora o tamanho e forma.
Comentário: Na minha experiência casos como o seu será melhor retirar a referida saliência por ser tratar de uma região de traumatismo intenso, tanto que é que casos como  seu teve uma frequência maior em ciclistas e em pacientes qye referiram ficarem sentados por longos períodos de tempo.




81- Estou com HPV no ânus, poderia me passar informações para realizar sessões de tratamento com o laser?
Resposta: A retirada das verrugas será feita em uma sessão com o laser e você terá de retornar para controles.

82- Estou sentindo muita ardência e queimação no ânus, dr me ajude o que deverei fazer? Obrigado.
Resposta: Casos como o seu eu faço uma analise detalhada endoscópica na parte interna do canal anal para confirmar ou afastar uma proctite infecciosa ou não e realizar um tratamento adequado. Os médicos não deverão esquecer as  inflamações dos tendões dos músculos perianais que poderão causar esta dor. O diagnostico é difícil e geralmente eu confirmo com um exame de toque sobre o ponto doloroso dos tendões. 

83- Estou evacuando fezes muito duras que me machucam ao evacuar com dor e sangramento vermelho vivo, como resolver?
Resposta: As fezes endurecidas de inicio geram uma inflamação do ânus e posteriormente uma fissura anal. Você deverá ingerir 30 gr de fibras por dia ( 30% do prato de comida) associada a ingestão d 2l de água para que as fezes sejam macias e hidratadas.

84- Dr Paulo Branco preciso de uma orientação sua. Já fiz 3 vezes a cirurgia de fistula anal e não tem dado resultado, o que faço, li sobre o uso do laser e da cola de fibrina são tratamentos viáveis. Estou no momento fazendo uso de dreno regulável mas foi diagnosticado que formou outro abscesso, o que faço, pelo jeito vou para a 4 cirurgia e queria que fosse a ultima, por favor me ajude pois preciso de uma cirurgia definitiva. Sou de Recife/PE.
Resposta: A principal causa do insucesso para a retirada das fistulas perianais é a retirada parcial das fistulas, então mude de medico porque fatalmente você irá para uma série de cirurgias. A cola eu não gosto e nem indico porque não resolve. Casos como o seu eu primeiro faço um estudo detalhado dos trajetos fistulosos para posteriormente retira-los de forma completa com o laser.

85- Dias atrás pressionei o meu cóccix e saiu uma secreção, dias depois apertei novamente e saiu novamente com um pouco de sangue por um pequeno orifício, queria saber o que está acontecendo?
Resposta: Possivelmente você tem um cisto chamado de pilonidal. Um simples exame clinico detectará o referido cisto. Se houver dúvida fazer um exame radiológico.

86- Olá! Gostaria de fazer uma pergunta! Devo passar por uma cirurgia devido a fissura anal. Após a cirurgia, qual o período que devo esperar para ter relações sexuais novamente?
Resposta: O tempo exato é muito difícil de estipular. Porem na minha experiência com os casos que operei foi em media de 30 dias. A orientação para uma lubrificação adequada e relaxamento anal obrigatório são crassos para uma relação sem dor.

87- Quero saber se o sexo anal alarga o ânus alterando a sua forma?
Resposta: O sexo anal não altera o formato anal característico pois os músculos que estão na volta do ânus garantem a plástica anal.

88- Eu fiz sexo anal e amanheci com dor e fui tomar banho e fazer a minha higiene, percebi que havia um pequeno carocinho igual a um grão de feijão e quando toco dói, o que será?
Resposta: Você tem uma trombose de um vaso hemorroidário que deverá ser tratada com medicamentos antiinflamatorios por via oral e local associada a banhos de assento. Até o desaparecimento do trombo ( coagulo) evite fazer o sexo anal.

89- Dr Paulo tenho uma duvida sobre sexo anal relacionada a higiene. Muitas pessoas, falam que para a higiene deve-se usar os enemas que se compram nas farmácias. Muitas amigas minhas falam que somente realizar as necessidades antes da relação evita qualquer constrangimento. Queria saber a sua opinião?
Resposta: Você poderá fazer com os enemas comprados em farmácia ou manipulados. Somente siga as regras de evitar a injeção de grandes volumes e muita pressão. Faça de 2 a 4 horas antes da relação.

90- Percebi que estou com perda  involuntária de gases e secreções, que exame devo fazer e qual a orientação de tratamento?
Resposta: O que você refere é uma incontinência anal e deverá fazer exames para estudar as pressões e a integridade dos músculos anais responsáveis pela continência anal. Se confirmada a incontinência existem formas de tratamento clinico para a sua forma de incontinência.

91- bom dia! Dr Paulo, estou com um problema, toda vez que eu vou evacuar, sempre sai sangue junto com as fezes, isso poderá ser o que?
Agradeço pela sua atenção e aguardo pela sua resposta.
Resposta: Possivelmente este tipo de sangramento é causado pelas hemorroidas internas.

92-          Tenho fissura anal e já tratei com as pomadas para hemorroida que vendem nas farmácias, porem não cicatriza, por que será?
Resposta: A cirurgia é a forma de tratamento para os casos de fissura que o tratamento clinico não resolveu. Para casos como o seu eu tenho feito uma técnica cirúrgica na qual eu diminuo a pressão do musculo anal responsável pela fissura por fora da abertura anal o que representa menos dor recuperação pós-operatória mas rápida.

93- Olá doutor. Tenho 28 anos e recebi o diagnostico de HPV na região anal. A medica me receitou duas pomadas, porem houve muita irritação na pele que ficou muito avermelhada. Para casos como o meu existe outra forma de tratamento?
Resposta: Não indico as pomadas exatamente pelo problema por você referido. Eu retiro as verrugas com o laser associado a medicamentos que melhoram a sua resistência ao vírus.

94- Dr Paulo gostaria de saber se uma trombose hemorroidária poderá ser tratada com o laser?
Resposta: Poderá e o medico deverá retirar o trombo e o vaso doente. Eu sempre insisto na retirada do vaso porque recebo pacientes que foi operado e o vaso não foi retirado.

95- Acho que  estou no inicio de um condiloma anal, como marcar uma consulta, consigo o mas rápido possível?
Resposta: A sua atitude em relação ao HPV está certíssima, porque o esmo deverá ser retirado o mas rápido possível. Você poderá ligar para a minha secretaria, o telefone está no sirte.

96- Tenho uma amiga que foi operada pelo senhor de fissura anal e ela me falou que o senhor realizou uma pequena incisão ao lado do ânus par baixar a pressão do musculo e o pós-operatório foi satisfatório. Doutor fui diagnosticada com fissura crônica é possível realizar a mesma técnica no meu caso?
Resposta: Essa técnica será possível fazer no seu caso, porem eu teria de examina-la.

97- Doutor gosto de praticar o sexo anal e me masturbo com brinquedos de comprimento médio a grande e de diâmetro considerável tanto vaginal quanto anal, posso ter consequências como a incontinência anal?
Resposta: Trabalho há muitos anos com o publico e a incontinência é rara. Não esqueça que o comprimento do canal vaginal está entre 9 a 14cm e do reto de aproximadamente 15cm e os brinquedos com comprimento maior poderá causar traumatismo vaginal, do colo do útero e retal.

98- A relação anal feita com grande frequência poderá alterar o formato do ânus ou da incontinência?
Resposta: Poderá ser realizado diariamente sem riscos que não altera o formato e nem da incontinência desde que feito com prazer e seguindo as regras de um bom relaxamento dos esfíncteres e de uma lubrificação adequada.

99- Já fui operada duas vezes de cisto pilonidal e nas duas cirurgias o  medico deixou a ferida aberta que demorou muito para cicatrizar o que comprometeu bastante o meu lado psicológico e social. No momento tenho dor e saída de secreção pelo mesmo local, será que estou novamente com o cisto. Qual exame devo fazer para uma confirmação e queria consulta-lo para saber sobre a técnica fechada, é possível no meu caso?
Resposta: Possivelmente você está com o cisto novamente. Eu sempre que possível fecho a ferida o que gera uma recuperação muito melhor na minha experiência. Casos como o seu eu faço um estudo detalhado para o mapeamento do cisto e posterior cirurgia.

100- Tenho relações com mulheres e queria saber como faço para poder diminuir os riscos de contrair uma DST?
Resposta: Se você usa brinquedos para apimentar a relação, tenha os mesmos cuidados que teria com o pênis em relação as DST. Use camisinha e lave com água e sabão principalmente se realizar a relação vaginal e anal. Mantenha o Papanicolau em dia. Se praticar o anilingus procure conhecer bem a parceira.

5 comentários:

  1. Percebi que faz alguns dias que apareceu uma bolinha branca entre a vagina e o anus, quando notei era bem pequena e dura e agora ta crescendo, nao dói e nem coça .. o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  2. Doutor, minha mãe fez em Maio essa cirurgia de plicoma, mas no segundo dia sentiu que o local estava fechado, teve febre, e em 8 dias veio a óbito. Causa mortis: abscesso perianal e abscesso pélvico em decorrência da Sepse.

    ResponderExcluir
  3. Doutor, minha mãe fez em Maio essa cirurgia de plicoma, mas no segundo dia sentiu que o local estava fechado, teve febre, e em 8 dias veio a óbito. Causa mortis: abscesso perianal e abscesso pélvico em decorrência da Sepse.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr.
    Mes passado saiu uma bolinha em meu anus sem dor e sem cheiro nenhum.
    Não sinto incomodo, mas agora a bolinha q tenho entre as nadegas esta crescendo, e tbem estão saindo dentro do anus, mas não sinto incomodo, o que pode ser?Isso começou a sair depois que comecei a ter relações anais com mais frequencia...E não é hemorróida

    ResponderExcluir
  5. Nem todo caroço no anús deve ser hemorroidas então, surgiu não foi um caroço mas, uma bolhinha que só aparece ao defecar e fico preocupada porque bolhas naturalmente estouram e estou com medo de estourar e me fazer mau depois...eu queria saber se existe algum remedio caseiro pra isso. Não sei se tenho coragem de ir ao doutor, tenho muita vergonha.

    ResponderExcluir